terça-feira, 26 de agosto de 2008

dos arcanos III e IV

Chuva demais alaga, mata. Água = emoções, copas.
Amores vêm, amores vão(s)(?).
“Se você pensa em desistir de mim, baby, é porque já desistiu” - ouviu um negócio desses uma vez. Disse um parecido.

Os oráculos só falam aos que sabem interpretar seus sinais.
Ruim de interpretar sinais, reconhecia. Reações tardias. Auto-proteção?
Primeiros momentos: em êxtase. Quando em xeque: espinhosa, contida, contendo, até regurgitar dores e medos. Depois: anestesiada, dormente. Seguindo: um turbilhão. Fogo esterilizando a terra até a recomposição do solo. Outra vez.
Em carne viva, nua, aceitou.

Pôs a mesa, queria o quê? (e a tinha posto para si, jurava, saudosa de si que estava, querendo o reencontro com a parte perdida, adormecida, latente) Vieram os famintos, os curiosos, os lobos, o louco, o enforcado. Recusou-os. Veio o Imperador, de passagem, em visita, que era ele de outro império. Veio o Imperador, na maratona talvez-sim-não dos signos de ar.
Estaria à altura, ela? Quem era ela, além das suas contradições e do seu sentimento de inferioridade - parceiro constante e fiel?
Júlia discordava, era preciso não esquecer. Júlia sabia ler sinais. Por isso a consultava, há algum tempo, alguns anos, uma vez por ano. E Júlia tinha lido que era uma Imperatriz.

Para o que for. Podia ser pouco, nada. Engano, isso, em se tratando do Imperador. Tudo menos pouco ou nada.

Nas armadilhas do pensamento, nas armadilhas das emoções, o sopro, que não sabia se intuitivo ou medroso: devagar. Sem se desviar. Continuando a peregrinação do louco, até o fim do caminho.

Como quem pondera não delira e a caixa de chá estava vazia; como por hábito; guardou nela as elucubrações todas, pragmática, com a costumeira compartimentalização de Virgo. Afinal, não vivia em função de tais questões. Talvez por isso a atordoassem tão intensamente quando lhes permitia um espaço no dia. Listou as tarefas, ficou para fazê-las, saiu para fazê-las, intimamente esperando o fim. Do mundo.

Ou talvez nada disso, que o ser trágico não é atributo de um só.

Nenhum comentário: